Registre-se | Conecte-se
 
You are here: Vacinação contra a dengue
Vacinação contra a dengue

 

Associações médicas recomendam a vacina contra a dengue

 

Em uma iniciativa inédita, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendam, em nível individual, em seus calendários, o uso rotineiro da vacina contra a dengue para pessoas de 9 a 45 anos que vivem em região de risco para a doença.

 

A vacina, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, foi lançada no Brasil em agosto desse ano e deve ser administrada em três doses (0, 6 e 12 meses). Ela é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes.

Estudos revelaram que a eficácia na população acima de 9 anos revelam que a vacina protege 2 a cada 3 vacinados contra os quatro sorotipos de vírus da dengue. Além disso, reduz os casos graves - aqueles que levam ao óbito, como a dengue hemorrágica – em 93% e os índices de hospitalizações em 80%.

 

A Dengvaxia, vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur, está disponível no mercado privado (clínicas) de todo o país. Além disso, o Governo do Paraná, único Estado a oferecer a vacina de forma gratuita à população, postergou a sua campanha de vacinação na rede pública até 24 de setembro de 2016.

A publicação na íntegra pode ser acessada em: http://sbim.org.br/images/files/nota-tecnica-sbim-31082016-v2.pdf